Caravana Som de Periferia

O hip-hop me ensinou que a rua também educa.

Caravana Som de Periferia

A Caravana Som de Periferia, criada por Genário (B.Boy Gero) por volta de 1999, foi um dos primeiros movimentos de circulação cultural do hip-hop em Nova Iguaçu, alcançando várias cidades da Baixada Fluminense.

Itinerante, ocupava praças e bairros com rap, graffiti, break e DJs, criando cena onde ela ainda não existia. Conectava juventudes e fomentava trocas num período em que a cidade carecia de produtores e espaços.

Mesmo com público médio de 30 pessoas, a Caravana se tornou o palco onde muitos artistas iniciaram suas trajetórias e passaram a organizar seus próprios eventos, ampliando o movimento.

Ao mesmo tempo em que reunia artistas da Baixada, o M2HBF (Movimento Hip Hop da Baixada Fluminense), liderado por Genário, fazia pontes com cenas de Brasília, São Paulo e outras regiões, criando um fluxo cultural que ampliava horizontes para quem estava começando.

Quando Genário deixou a linha de frente e a Caravana cessou, o que parecia um enfraquecimento do hip-hop, na verdade, abriu espaço para novas lideranças e para a expansão da cena na cidade.

"Hip-hop não é só cultura, é método de sobrevivência".