Book-open Book-open MAPEANDO A CULTURA HIP HOP DE NOVA IGUAÇU

Cartografia Cultural dos Personagens, Espaços e Movimentos

A Cartografia do Hip-Hop de Nova Iguaçu é um projeto do Instituto Enraizados que mapeia, registra e valoriza os sujeitos, espaços e práticas do hip-hop no município.

A partir da escuta de artistas e militantes da cena local, o projeto constrói uma memória cultural viva do território por meio de entrevistas, ilustrações, registros audiovisuais e publicações.

Trata-se de uma cartografia cultural, afetiva e política, desenvolvida de forma coletiva e com metodologia replicável, contribuindo para o fortalecimento do hip-hop e para a formulação de políticas públicas baseadas nas potências do território.

QUEM FEZ?

A equipe mais braba

O projeto foi colocado de pé por uma equipe de trabalhadores da cultura, como artistas, educadores, pesquisadores, designers, comunicadores e produtores culturais que vivem e constroem cotidianamente a cena do hip-hop em Nova Iguaçu, profissionais que conhecem profundamente os territórios, suas redes, conflitos e potências.

Mais do que executar um projeto, essa equipe assumiu o papel de pesquisadora do próprio território, realizando entrevistas, registros, curadorias visuais e narrativas a partir da escuta, do afeto e do compromisso político com as memórias periféricas.

Dudu de Morro Agudo

Dudu de Morro Agudo é doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), rapper com mais de 30 anos de trajetória e um dos principais nomes da cultura hip hop na Baixada Fluminense. Fundador e diretor do Instituto Enraizados, é também o idealizador, coordenador e pesquisador responsável pela Cartografia do Hip Hop de Nova Iguaçu, projeto que une arte, memória e pesquisa para valorizar os protagonistas e territórios que constroem diariamente a cena cultural da cidade.

Nathane Ileori

Nathane Ileori é poeta e produtora cultural. É graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como assistente de produção no Instituto Enraizados, é produtora da Batalha da Democracia e da Roda da Via . No projeto, atuou como produtora executiva.

Fernanda Rocha

Fernanda Rocha é fotógrafa, membro do Instituto Enraizados desde 2009, onde atua como produtora cultural e fotógrafa. Graduanda do curso de história pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). No projeto, atuou como fotógrafa.

Gabrielle Braga

Gabrielle Braga é professora de geografia, educadora popular e educadora ambiental. Licenciada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Câmpus de Nova Iguaçu (UFRRJ – IM). Atua como educadora popular no Curso Popular Enraizados, como professora e coordenadora. Participa também de pesquisas voltadas para práticas agroecológicas na Baixada Fluminense. No projeto, atuou como pesquisadora e entrevistadora.

Daniel Mati

Daniel Mati é MC de batalha, produtor audiovisual e arte-educador. É formado como operador de câmera pela Escola de Arte e Tecnologia Spectaculu e em Produção Cultural pelo Instituto Enraizados. Desenvolve sua atuação a partir do audiovisual, da cultura hip-hop e da educação popular. Atua como produtor audiovisual no Instituto Enraizados, quilombo urbano onde cresceu e se fortaleceu como ser. No projeto, integrou a equipe como assistente de câmera.

Samuel Azevedo

Samuel Azevedo é produtor cultural, ator, diretor e pesquisador em Marketing e Publicidade. Atua como ativista social e cultural desde a década de 90. Coordenou vários projetos no Instituto Enraizados. Atualmente, é presidente da instituição. No projeto, atuou como produtor local.

Locais Locais

Locais

Os locais da cartografia são espaços simbólicos e de vivência onde o hip hop pulsa e transforma a realidade em Nova Iguaçu.

Atividades Atividades

Atividades

As atividades da cartografia são práticas culturais e educativas que fortalecem o hip hop como ferramenta de expressão e transformação social.